Sobre o Programa

Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Nutrição está vinculado ao Departamento de Nutrição e Saúde (DNS) da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Os nutricionistas que a UFV entrega à sociedade levam a marca da Instituição, reconhecida pela sua qualidade. Isso se consolida quando se avalia os indicadores de qualidade da educação superior como INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, CPC (Conceito Preliminar de Curso) e IGC (Índice Geral de Cursos), onde o curso de Nutrição da UFV é classificado com nota máxima.

Hoje o DNS é responsável por ministrar disciplinas de graduação, contribuindo para integralizar currículos dos cursos de Nutrição, Medicina, Enfermagem, Agronomia, Engenharia de Alimentos e Tecnologia de Laticínios, bem como o DNS está inserido em diversos Programas de Pós-Graduação da Instituição, oferecendo disciplinas que contribuem para a formação de estudantes matriculados em diversos cursos, desempenhando papel aglutinante das pesquisas em nutrição.

2001 - 2003

Na década de 90, houve um grande investimento na formação e titulação dos docentes do DNS/UFV. Em seguida, em 2001, com uma massa crítica já formada, inicia-se o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Nutrição (PPGCN), em nível de Mestrado, recomendado pela CAPES.

Naquele comento o objetivo principal era propiciar educação especializada em alimentação e nutrição, buscando a excelência nas diferentes áreas de conhecimento, capacitando profissionais para o exercício de atividades de ensino, pesquisa e atuação profissional.

O curso obteve conceito 3 nas duas primeiras avaliações da CAPES.

2004 a 2009

Na avaliação trienal 2004-2006 o PPGCN foi avaliado com nota 4 pela CAPES.

Esta mudança do conceito foi consequência:

  • Da melhor adequação das disciplinas e linhas de pesquisa;
  • Do expressivo número de dissertações defendidas em relação ao tempo de existência do Programa;
  • Do tempo médio de titulação;
  • Da melhor integração entre graduação e pós-graduação;
  • Do aumento da produção científica

Nesse período, o Programa estabeleceu suas duas linhas de pesquisas, que abrangem completamente os estudos nas áreas de Nutrição Social, Saúde Pública, Nutrição Clínica, Alimentos e Alimentação e outras áreas em interface com a Ciência da Nutrição, sendo elas:

  • Linha 01: Valor Nutricional, Funcional e Controle de Qualidade de Alimentos e de Dietas;
  • Linha 02: Saúde e Nutrição de Grupos Populacionais.

Em 2007, o DNS ganhou novo espaço. Teve ampliação de seu espaço físico, modernização dos laboratórios e de suas salas de aula, e todos os concursos realizados, priorizaram a contratação de doutores, nas suas duas linhas de pesquisa, buscando-se a qualidade e a excelência em seu programa de pós-graduação.

Em 2008 o PPGCN foi inserido no Plano de Desenvolvimento Estratégico da UFV, que previam ações objetivando maior divulgação do curso no Brasil e Países da América Latina e África.

2010 - 2012

Em 2010 tem início o curso de doutorado em Ciência da Nutrição.

O Programa iniciou com 11 docentes permanentes, todos com dedicação exclusiva. Nove desses eram bolsistas de Produtividade em Pesquisa, do CNPq. Além disso, 03 bolsistas de pós-doutorado (PRODOC/CAPES, PNPD/CAPES e PDJ/CNPq) desenvolviam trabalhos sob a supervisão destes docentes.

Com relação à cooperação e intercâmbios, os docentes desse Programa já mantinham produtiva interação com pesquisadores de outras instituições no Brasil e no Exterior.

Na avaliação 2010-2012 o PPGCN alcançou nota 5 pela avaliação da CAPES. Sem dúvida que esta nova nota posicionou o PPGCN em outro patamar, onde passou de apoiado para apoiador, o que permitiria apoiar propostas de DINTER, MINTER e PROCAD.

2013 - 2016

Na avaliação quadrienal de 2013-2016 o PPGCN foi avaliado com nota 6 pela CAPES.

A ficha de avaliação do PPGCN trouxe o seguinte parecer: “O PPGCN apresenta indicadores que refletem liderança e inserção internacional em pesquisa entre os programas da área. O desempenho diferenciado da produção intelectual, particularmente em estratos mais elevados, reflete o nível de excelência do programa. Há destacável atuação na titulação de doutores. O programa apresenta ações claras de solidariedade e nucleação”.

2017 - 2020

Foi um período em que se consolidou a inserção internacional do PPGCN com atividades de formação discente, qualificação docente e produção intelectual.

O PPGCN foi avaliado com nota 7 pela CAPES, com excelente avaliação: “Como visto, o programa se destaca claramente entre os demais programas da área, atendendo às recomendações estabelecidas para a nota sete (7), com ênfase no desempenho diferenciado na formação e produção intelectual com autoria de discentes/egressos, consistente nos aspectos quantitativos e qualitativos (impactos); além de notável liderança, inserção e reconhecimento no cenário nacional e internacional”.