Informativo

Pós-Graduação em Ciência da Nutrição/UFV terá oportunidade de Dupla Titulação com universidade espanhola

Nesse último mês de julho, o reitor da UFV, prof. Demetrius David da Silva, e a reitora da Universidad de Navarra (Pamplona, Espanha), profa. Paloma Grau, assinaram o Acordo Marco de colaboração para cotutela para estudantes de doutorado entre o Programa de Pós-graduação em Alimentação, Fisiologia e Saúde  da Universidad de Navarra, Espanha e o Programa de Pós-graduação em Ciência da Nutrição da Universidade Federal de Viçosa (PPGCN/UFV) , Brasil. A profa. Helen Hermana Miranda Hermsdorff (Departamento de Nutrição e Saúde/UFV) e a profa. Diana Ansorena (Facultad de Farmacia/UNAV) foram designadas como as coordenadoras responsáveis pela execução do Acordo nos próximos cinco anos, prorrogável, conforme o interesse das instituições.

Desse modo, os doutorandos desses dois programas, que realizarem mobilidade entre instituições, poderão obter Dupla Titulação de Doutorado, desde que atendam os requisitos estabelecidos em ambas instituições. Um desses será ter um orientador brasileiro e outro orientador espanhol, cada um, representado um dos programas.

Esse acordo é fruto da Missão de Trabalho realizada pela profa. Helen Hermana, que também é coordenadora do projeto “Access, processing and chemical-nutritional characterization of foods and their effects on metabolic, inflammatory and oxidative control and on the intestinal microbiota” , Tema “Food Safety and Quality”, no Programa de Internacionalização da UFV (Capes/PrInt – UFV).

Ainda pelo Capes/PrInt – UFV, a primeira doutoranda brasileira já iniciou os procedimentos para a cotutela com dupla titulação, com previsão de defesa para fevereiro de 2026, de modo que a consolidar a parceria e colaboração científica. Para o PPGCN/ UFV, nota 7 pela Avaliação da CAPES no último quadriênio, o acordo é um importante indicador de sua internacionalização, que com certeza também contribuirá com a excelência em pesquisa na Ciência da Nutrição.

Programa: Pós Graduação em Ciência da Nutrição
Departamento de Nutrição e Saúde / CCBII